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Como melhorar a hidratação nos treinos

por: airton | em Dicas Alimentação, Dicas ARS | 9 de junho de 2016
Young woman walking over bridge and drinking bottle of water after jogging

Young woman walking over bridge and drinking bottle of water after jogging

Ter uma hidratação adequada é fundamental para todos, principalmente quando praticamos atividades físicas. Ao iniciar um treino com baixos níveis de água corporal, estamos sujeitos à frequência cardíaca aumentada, sentir tonturas e podem até ocorrer desmaios.

Todos esses são sinais de alerta e indicam que o treino deve ser interrompido, para que o atleta se recupere, pois se continuar os danos podem ser irreversíveis.

Nutricionistas indicam que 35ml de líquido por quilo de peso ao dia é o suficiente para manter os níveis de hidratação. Neste cálculo, por exemplo, uma pessoa com 65 quilos deve ingerir dois litros de água por dia para se manter hidratado.

Antes de provas a ingestão deve ser maior, são recomendados 500ml antes de dormir, um dia antes da prova, e mais 500ml ao acordar, no dia da prova. É importante manter o consumo de água ao longo dia, lembrando de evitar líquidos junto às refeições, pois podem atrapalhar a digestão e ainda causar estufamento abdominal. Além disso, o corpo sinaliza quando precisamos de água. Ao sentir sede durante uma prova, isso mostra que está ocorrendo uma desidratação, por isso o ideal é consumir pequenos goles de água ao longo do percurso.

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